As compras de Natal de 2024 devem gerar um impacto significativo na economia mineira, com previsão de injeção de cerca de R$ 6 bilhões, o que representa um aumento de 7,5% em comparação ao ano passado. De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), o valor médio das compras para presentes será de R$ 230,50.
O economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, destaca que a data natalina, com seu forte apelo emocional, é um estímulo importante ao consumo. “Serão 19 milhões de mineiros indo às compras. Temos bons indicadores de emprego, aumento da formalização de microempreendedores individuais (MEIs), pagamento do 13º salário, enfim, são bons estímulos ao consumo”, afirmou o economista.
Perfil de compras: mistura de lojas físicas e digitais
A pesquisa revela que os consumidores mineiros estão optando por uma mistura entre compras físicas e digitais. De acordo com o levantamento, 52,3% dos entrevistados irão dividir suas compras entre esses dois formatos. Outros 36,4% preferem exclusivamente as lojas físicas, enquanto 11,4% farão suas compras apenas pela internet.
A pesquisa também aponta que 87,5% dos mineiros devem concentrar suas compras de Natal neste mês, com uma pequena parcela (11,4%) aproveitando as promoções da Black Friday. No ranking dos presentes mais procurados, destacam-se os itens de vestuário (30,2%), calçados (17,4%), perfumes e cosméticos (15,1%) e brinquedos (10,2%).
Modalidades de pagamento e parcelamento
No que se refere às formas de pagamento, o levantamento revela que a maior parte dos consumidores (53,4%) optará pelo parcelamento no cartão de crédito, seguido por 20,5% que irão pagar via PIX e 15,6% que usarão o cartão de débito.
Vinícius Carlos Silva, economista da FCDL-MG, analisa que o parcelamento das compras é uma forma de evitar a descapitalização imediata. “O parcelamento tem como objetivo garantir uma maior segurança financeira no futuro, permitindo que as pessoas compensem suas despesas sem comprometer completamente o orçamento”, afirmou.
O impacto do 13º salário nas compras
Outro ponto importante do relatório foi a utilização do 13º salário pelos consumidores mineiros. Quando questionados sobre como irão utilizar o abono de fim de ano, 41,3% afirmaram que planejam poupar e investir o valor, enquanto 30,4% vão destiná-lo à compra de presentes e 28,3% irão utilizá-lo para quitar dívidas.
O presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, destaca que a injeção do 13º salário contribui para um ambiente de consumo mais positivo. “Mesmo com uma parte significativa dos consumidores buscando poupar, percebemos que os mineiros estão prontos para ir às compras. Para os lojistas, é fundamental investir em temas emocionais, preços competitivos e um atendimento personalizado para garantir a efetivação das vendas”, conclui Sinatra.
Com uma combinação de boas perspectivas de consumo, o aumento da formalização de pequenos negócios e o impacto positivo do 13º salário, o cenário de compras de Natal em Minas Gerais promete ser promissor para o comércio local.
Com as informações da FCDL-MG
Foto: freestocks.org