O Ministério do Trabalho e Emprego lançará, no primeiro semestre de 2025, a plataforma unificada de atendimento (Una), que visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos pelas superintendências, gerências e agências regionais do Trabalho e Emprego. A plataforma será inicialmente disponibilizada por meio de um projeto-piloto no Rio de Janeiro, a partir da próxima quarta-feira (11), permitindo que os cidadãos solicitem atendimentos diretamente pela plataforma.
A Una tem como objetivo agilizar o atendimento e aumentar a segurança no processo, oferecendo funcionalidades para a gestão de serviços, tanto presenciais quanto remotos. A plataforma permitirá que os usuários envio de documentos digitalizados, além de acompanhar e remarcar agendamentos.
A plataforma também proporcionará maior controle e segurança para o Ministério do Trabalho, uma vez que os protocolos de atendimento serão autenticados por meio da plataforma Gov.br. A Una integrará processos eletrônicos e ajudará na execução de tarefas relacionadas aos serviços oferecidos.
Entre os serviços disponíveis para os cidadãos na plataforma estão:
- Solicitação da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
- Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
- Solicitações relacionadas ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)
- Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre abono salarial
- Registro profissional
- Agendamento e seguro-desemprego
A plataforma visa não apenas melhorar a eficiência do atendimento, mas também aumentar a acessibilidade e a transparência nos serviços prestados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Com as informações da Agência Brasil
Foto: EBC