A partir das 14h desta terça-feira (10), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove audiência pública. O encontro ocorre no Plenarinho I e tem como objetivo debater o tema “Viver sem violência é Direito Humano de todas as meninas e mulheres”.
Segundo a presidenta do colegiado e autora do requerimento, deputada Ana Paula Siqueira (Rede), será apresentado um balanço das ações da comissão. A reunião marca o encerramento da campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.
Essa iniciativa foi inspirada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030, elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU). O movimento mundial teve início em 1991 como homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, assassinadas, em 1960, na República Dominicana.
No Brasil, a campanha ocorre do dia 20 de novembro a 10 de dezembro. Ela começa no Dia da Consciência Negra para frisar a especificidade da violência sofrida por pretas e pardas. Conselho Nacional de Justiça e Câmara dos Deputados são exemplos de entidades brasileiras engajadas na programação.
Para a audiência, foram convidados representantes de instituições que desenvolvem ações de serviço social e proteção do público feminino. Confirmaram presença a coordenadora da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Minas Gerais, Isabel Araújo Rodrigues, e a coordenadora do Grupo Vidas com Artes – Geração de Renda e Enfrentamento à Violência Doméstica, Edneia Aparecida de Souza.
Fonte: ALMG
Foto: Luiz Santana