Centenas de pessoas fugiram da cidade de Homs, na região central da Síria, durante a madrugada de sexta-feira (6), à medida que os rebeldes avançam em direção ao sul, com destino à capital, Damasco. Imagens divulgadas mostraram uma fila de veículos ao longo da rodovia que conecta Homs à outras regiões, enquanto a cidade se prepara para os confrontos violentos entre os rebeldes e o regime de Bashar al-Assad.
A ofensiva dos rebeldes em Homs ocorre após a captura de Hama, no norte, na quinta-feira (5), um avanço estratégico importante. A cidade de Homs, se tomada, dividiria os territórios sob controle do governo de Assad, um golpe significativo para o regime, que já enfrenta dificuldades para manter o domínio sobre várias regiões do país.
Homs tem uma significativa população alauíta, grupo sectário ao qual Assad pertence, e muitos alauítas na cidade temem represálias de militantes islâmicos. Estes últimos acusam a comunidade alauíta de ser cúmplice do regime de Assad e de apoiar a repressão violenta contra a rebelião, intensificando o clima de tensão e medo
Com as informações da CNN
Foto: Ahmed akacha / Pexels