A concessionária MetrôRio anunciou nesta quinta-feira (05) que iniciará a venda de bilhetes especiais digitais para a noite de Réveillon no Rio de Janeiro na próxima segunda-feira (09). O processo de compra poderá ser feito pelo aplicativo ou site da empresa. Os bilhetes digitais são obrigatórios para o uso do metrô entre 19h do dia 31 de dezembro e 5h do dia 1º de janeiro, e só será permitido embarque quem tiver o bilhete digital comprado previamente.
Período de venda presencial
De 9 a 24 de dezembro, os bilhetes digitais também estarão disponíveis para compra presencial nas bilheteiras de quatro estações: Pavuna, Central do Brasil, Carioca e Jardim Oceânico, das 9h às 20h. Nessas estações, os passageiros poderão adquirir o QR Code impresso em papel.
Venda exclusivamente digital
A partir de 25 de dezembro, a venda será exclusivamente digital, encerrando-se às 18h do dia 31 de dezembro, ou antes, caso as passagens se esgotem.
Preço e validade
O preço da passagem será de R$ 7,50 por trecho, mantendo o valor padrão. A ida e volta, portanto, custarão R$ 15. Os bilhetes digitais serão válidos apenas durante a noite de Réveillon, sem possibilidade de reembolso ou uso posterior.
Horários de Embarque
Ida para Copacabana: No momento da compra, os passageiros devem escolher uma faixa de horário para embarque na ida. As opções disponíveis são:
– 19h às 20h
– 20h às 21h
– 21h às 22h
– 22h às 23h
-23h à meia-noite
Volta de Copacabana: O embarque na volta ocorrerá sem horário fixo e poderá ser feito das meia-noite até 5h do dia 1º de janeiro.
Recomendações de estações e restrição de embarque
Ida: A estação Siqueira Campos/Copacabana é recomendada para embarque, devido à grande quantidade de passageiros.
Volta: A partir da meia-noite, estarão disponíveis para embarque as seguintes estações:
– Cardeal Arcoverde/Copacabana
– Siqueira Campos/Copacabana
– Cantagalo/Copacabana
– General Osório/Ipanema
– Jardim Oceânico/Barra da Tijuca
Regras especiais para pessoas com deficiência e idosos
Pessoas com deficiência (PCD), menores de seis anos e idosos (acima de 65 anos) devem apresentar um documento oficial comprobatório nas catracas para embarque.
Limite de Compras
Cada cliente pode comprar até 10 bilhetes digitais ou impressos por transação.
Com essas medidas, o MetrôRio busca agilizar o embarque e melhorar a experiência dos passageiros na noite de Réveillon, que atrai milhões de pessoas à Praia de Copacabana.
Com as informações da Agência Brasil
Foto: MetrôRio / Divulgação