O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, será agraciado com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, uma homenagem do Comitê Olímpico do Brasil (COB) a personalidades do esporte que exemplificam os valores que marcaram a carreira do bicampeão olímpico no salto triplo. A premiação, que destaca ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e espírito coletivo, ocorrerá durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico (PBO), marcada para quarta-feira (11), no Vivo Rio.
José Roberto, que acumula no currículo uma prata e um bronze olímpicos, é o técnico da seleção feminina de vôlei há 21 anos, período em que manteve princípios claros sobre o esporte. Em sua fala, o treinador destacou a importância da filosofia de trabalho, dizendo que, apesar das diferentes gerações, a filosofia da seleção não muda: “O resultado não pode ser construído a qualquer custo, mas pelo que você batalhou, pelo sacrifício que realizou.”
Ele também enfatizou o valor do espírito olímpico, que sempre norteou sua carreira e sua forma de liderar a equipe, com foco em princípios familiares e o legado de grandes nomes do esporte, como Bebeto, Jorjão e Paulo Márcio.
Para Zé Roberto, receber o Troféu Adhemar Ferreira da Silva é uma grande honra: “Fico muito honrado com o prêmio, primeiro pela admiração que tenho pelo Adhemar e pelo significado dele para o esporte brasileiro e mundial. E também pelo reconhecimento do COB, o que me deixa muito feliz, pois era um sonho de adolescente representar meu país e vestir a camisa da seleção.”
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Luiza Moraes / COB