A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (29), uma moção de repúdio contra a primeira-dama, Janja Lula da Silva, em razão de um incidente ocorrido no evento Cria G-20, no Rio de Janeiro, no dia 16 de novembro. Durante o evento, enquanto fazia um discurso sobre desinformação, Janja interrompeu sua fala devido ao som de uma buzina de navio e, de forma abrupta, afirmou: “Alô, acho que é o Elon Musk… Eu não tenho medo de você; inclusive, fuck you, Elon Musk.”
A declaração gerou polêmica, especialmente após Elon Musk, empresário e proprietário do X (antigo Twitter), responder ao comentário em suas redes sociais, dizendo que o governo brasileiro “perderá a próxima eleição”.
A moção de repúdio foi aprovada por 14 parlamentares, incluindo membros de partidos da base governista, e é uma medida simbólica, sem efeitos práticos. A ação visa manifestar desaprovação à postura da primeira-dama, que se tornou alvo de críticas por parte dos deputados.
No mesmo dia, e sem fazer referência direta ao episódio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou em outro evento que “não é preciso ofender ninguém” ao tratar de divergências, destacando a importância do respeito nas discussões públicas.
Fonte e foto: Redes sociais