Uma pesquisa realizada pelo DataSenado e Nexus, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, revela que mais da metade das mulheres negras no Brasil (53%) sofreu violência doméstica pela primeira vez antes dos 25 anos de idade. O estudo, que ouviu 13.977 mulheres negras de 16 anos ou mais entre agosto e setembro de 2023, também destaca que as formas mais comuns de agressão incluem violência psicológica (87%), física (78%), patrimonial (33%) e sexual (25%).
A pesquisa aponta que, nos últimos 12 anos, muitas das mulheres negras vítimas de violência doméstica passaram por situações de humilhação, insultos, falsas acusações e ameaças. Os dados reforçam a vulnerabilidade dessa população, com o estudo considerando um nível de confiança de 95%. Além disso, dados do Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp) indicam que 62% das vítimas de violência sexual no país são pretas ou pardas, e 67% das mulheres assassinadas em 2022 eram negras.
O levantamento foi realizado em todas as unidades da Federação e focou no recorte específico das mulheres negras devido à maior vulnerabilidade deste grupo em relação à violência no Brasil.
Fonte e Foto: Agência Brasil