A Força Nacional do SUS (FN-SUS) completou, até o momento, mais de 2.300 atendimentos médicos a brasileiros repatriados do Líbano, como parte da Operação “Raízes do Cedro”, uma ação humanitária do Governo Federal. Com o objetivo de oferecer cuidados médicos e psicossociais, a equipe da FN-SUS, composta por 13 profissionais, tem prestado apoio emergencial aos repatriados em diferentes áreas, incluindo atendimento médico e psicológico. Dos 2.341 atendimentos realizados, 545 foram assistenciais e 1.796 psicossociais.
A operação ocorre na Base Aérea de Guarulhos, onde os repatriados são atendidos em uma tenda estruturada para oferecer suporte a diversas necessidades. Além de serviços médicos e psicológicos, o espaço conta com áreas de acolhimento, brinquedoteca e local de oração, respeitando aspectos culturais e religiosos. A FN-SUS, com foco na preservação da dignidade humana, também já realizou atendimentos a migrantes e seus animais de estimação.
No último dia 20 de novembro, o 12º voo da operação trouxe 204 passageiros, dos quais 87 receberam assistência da Força Nacional do SUS. A operação é interministerial e conta com o apoio de diversas instituições, incluindo o Ministério da Justiça, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, e Receita Federal.
Fonte e Foto: Ministério da Saúde