No dia 22 de novembro, as Escolas Municipais Dom Helvécio, no distrito de Dores da Vitória, e Santa Catarina, localizada em São José do Alegre (Careço), em Miraí, foram palco de uma emocionante celebração em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Com atividades cuidadosamente preparadas pela secretaria municipal de Educação, o evento encerrou uma série de ações que promovem a reflexão sobre a igualdade, o respeito e a valorização da diversidade cultural.
As atividades envolveram desde apresentações culturais até momentos d
e discussão, destacando a riqueza da cultura afro-brasileira. Os alunos participaram ativamente, seja com danças típicas, música, ou exposições que ilustravam a contribuição histórica e cultural do povo negro para a construção da identidade brasileira.
O objetivo foi não apenas celebrar, mas também educar. Os pais e responsáveis também participaram, demonstrando apoio às iniciativas e reforçando o impacto positivo que eventos como este têm na formação cidadã das crianças. Ações como esta são fundamentais para o fortalecimento de uma educação inclusiva.
A celebração foi encerrada com aplausos e sorrisos, mas as lições aprendidas ficam para sempre. Afinal, como diz o lema que embalou o dia, “Educar para respeitar, celebrar e transformar!”.
Com informações e foto: Prefeitura de Miraí