Neste sábado (23), às 17h, no estádio La Nueva Olla, no Paraguai, Cruzeiro e Racing se enfrentam na decisão da Copa Sul-Americana. O time mineiro chega ao confronto após ser superado pelo Corinthians, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Já o Racing vem de uma vitória sobre o San Lorenzo, fora de casa, pelo Campeonato Argentino.
Cruzeiro e Racing tiveram trajetórias bem diferentes, especialmente na fase de grupos. O time mineiro teve um desempenho abaixo das expectativas na fase de grupos, com três empates nas primeiras partidas e, em seguida, três vitórias. Já o time argentino conquistou cinco vitórias e sofreu apenas uma derrota. No mata-mata, até alcançar a final, o Cruzeiro superou o Boca Juniors nas penalidades, após perder na Argentina e vencer no Mineirão; eliminou o Libertad com uma vitória fora de casa e um empate em casa; e avançou diante do Lanús, empatando em Belo Horizonte e vencendo como visitante.
Por sua vez, o Racing eliminou o Huachipato com duas vitórias, uma delas por goleada; o Athletico-PR, com uma derrota no Brasil e uma grande vitória na Argentina; e o Corinthians, com um empate em São Paulo e uma vitória na Argentina.
O confronto entre os times é considerado um desempate porque, até o momento, o Cruzeiro e o Racing se enfrentaram 14 vezes, com o time brasileiro levando a melhor em oito dessas partidas, enquanto o time argentino venceu quatro. Com dois empates no histórico, o próximo jogo, que pode decidir a competição, irá quebrar o empate na quantidade de vitórias, tornando este confronto decisivo.
Fonte e foto: Cruzeiro Oficial