As escolas da Rede Municipal de Ensino elaboraram uma programação variada para celebrar o Mês da Consciência Negra. Na Escola Municipal Manuel Bandeira, no bairro Nossa Senhora Aparecida, zona leste da cidade, a visita da pedagoga Gorete Nascimento de Jesus ganhou destaque. Ela se reuniu com as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental I.
A educadora falou sobre a sua trajetória e as dificuldades enfrentadas devido ao racismo. O encontro motivou as crianças a refletirem sobre a discriminação racial e como prejudica toda a sociedade.
Já na Escola Municipal Dante Jaime Brochado, no bairro Santo Antônio, zona sudeste de Juiz de Fora, os estudantes se dedicaram a produzir textos, cartazes, colagens e desenhos relacionados a cultura africana, a história de seu povo e costumes, além de personalidades negras que são referência no Brasil e no mundo. As atividades envolveram todas as turmas da escola, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os trabalhos realizados estão expostos na própria instituição e serão exibidos ao público na manhã deste sábado, 23, durante a mostra estudantil.
Fonte e Foto: Prefeitura de Juiz de Fora