Bocaina de Minas foi o primeiro município da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora a receber o projeto “Voo pela Saúde”, uma iniciativa inovadora que utiliza drones para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Consórcio Intermunicipal de Especialidades (CIESP) e a Secretaria Municipal de Saúde de Bocaina de Minas empregou tecnologia de ponta para mapear e identificar focos do mosquito.
Utilizando drones, o projeto consegue alcançar áreas de difícil acesso, otimizando o trabalho de campo e aumentando a eficácia no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa, pioneira na SRS Juiz de Fora (que abrange 37 municípios), demonstra o potencial da tecnologia aliada ao trabalho de campo na prevenção de doenças.
Essa colaboração entre Estado, empresa e municípios representa um avanço significativo na luta contra o Aedes aegypti em Bocaina de Minas e serve como exemplo para outras cidades da região.
Fonte e Foto: Prefeitura de Bocaina de Minas