O município de São João Batista do Glória, na região da Serra da Canastra, foi oficialmente reconhecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como parte da área delimitada da Indicação Geográfica (IG) do Queijo Minas Artesanal. Com isso, os produtores locais que atendem às normas do Caderno de Especificações Técnicas da IG podem agora utilizar o nome “Canastra” em seus queijos. A solenidade de celebração ocorreu no dia 11 de novembro e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, e o presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
A Indicação Geográfica do Queijo Canastra, na categoria de Indicação de Procedência (IP), agora inclui os municípios de Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São João Batista do Glória, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita. Este reconhecimento não só reforça a qualidade do produto, como também valoriza a região, amplia o turismo local e oferece maior segurança ao consumidor.
A Emater-MG iniciou o processo de caracterização técnica do município, cujos dados foram essenciais para a elaboração do dossiê enviado pela Associação dos Produtores de Queijos da Canastra (Aprocan) ao INPI. Além disso, o Instituto Mineiro de Agropecuário (IMA) foi responsável por emitir a portaria que oficializa São João Batista do Glória como produtor de queijo da Microrregião da Canastra.
Fonte e Foto: ematerminas