Na manhã de terça-feira (4), moradores de Gonçalves, zona rural de Lamin (MG), foram surpreendidos com a destruição do campo esportivo local, um espaço tradicionalmente utilizado pela comunidade há mais de 50 anos para atividades esportivas e de lazer. O incidente ocorreu quando o proprietário de um terreno, onde o campo está localizado, utilizou uma máquina para arar a área, o que resultou na destruição de uma barraca e na derrubada da cerca que havia sido recém-construída pela comunidade no sábado (2).
O campo esportivo, que servia como ponto de encontro e lazer para os moradores, era amplamente utilizado para a realização de jogos e torneios de futebol, eventos que reuniam pessoas de todas as idades e eram um dos principais momentos de integração social no município. O time do Gonçalves, inclusive, chegou recentemente às finais do principal torneio da cidade, sagrando-se vice-campeão, o que demonstra a importância do campo para a prática esportiva local.
Desde que o atual proprietário do terreno adquiriu a área, surgiram conflitos com a comunidade. Em episódios anteriores, a cerca do campo havia sido destruída, e no último fim de semana, a comunidade se mobilizou para reerguer a cerca e evitar a entrada de bois e vacas, que frequentemente pastavam no local. No entanto, a ação de hoje acabou com o esforço coletivo, colocando fim ao uso do campo para as atividades esportivas.
Este ocorrido gerou grande insatisfação entre os moradores, que veem o campo como um espaço fundamental para o lazer e convivência na comunidade. O local, além de ser utilizado para futebol, sempre foi um ponto de encontro para as famílias e um símbolo de união na região.
Agora, a comunidade de Gonçalves se encontra sem um dos seus principais espaços de lazer e convivência, e muitos moradores estão indignados com a destruição do campo, que há décadas vem sendo um ponto de referência para a prática esportiva e o fortalecimento dos laços comunitários.
Fonte e foto: Redes Sociais