Em lembrança ao Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, a Prefeitura de Juiz de Fora realiza, na quinta-feira, 14, das 9h às 12h, uma programação voltada ao tema, com sala de espera, aferição de pressão arterial, distribuição de cartilhas abordando o diabetes, fatores de risco, exames e terapias medicamentosas. O evento é aberto ao público e acontece das 9h às 12h na Farmácia Central, localizada na Av. Presidente Itamar Franco, 982 (próximo ao Procon).
Além disso, o evento, organizado pela equipe da Farmácia Central, vinculada ao Departamento de Assistência Farmacêutica, da Secretaria de Saúde (SS), contará com a participação da nutricionista Wanessa Aquino, do Programa Municipal de Nutrição Enteral e Oral (PMNEO), e sua equipe de acadêmicos, que realizarão medidas antropométricas da relação de circunferência da cintura, do índice de massa corpórea (IMC), que são importantes para o controle de glicemia quanto também para o controle de comodidades tais como colesterol, triglicérides excessivos e outras doenças cardíacas.
Serão passadas ainda orientações sobre educação nutricional e alimentar, além de dicas de receitas saudáveis e análise de rótulos dos alimentos juntamente com os farmacêuticos da unidade.
Para a Nutricionista Wanessa Aquino ‘’ a nutrição transforma vidas, pois é um dos pilares de tratamento de pessoas com diabetes, aliada às práticas de atividades físicas, controle das taxas e adesão à terapia medicamentosa. O indivíduo que adquire maior conhecimento nutricional faz escolhas mais inteligentes no dia a dia garantindo mais saúde”.
O dia 14 de novembro é escolhido como o Dia Mundial do Diabetes por ser a data de aniversário de Sir Frederick Grant Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best. A campanha tem como símbolo um círculo azul que simboliza a vida e a saúde com a cor refletindo o céu e representando as nações unidas.
Diabetes
O Diabetes Mellitus é uma doença que ocorre quando o organismo não produz ou apresenta mau funcionamento da insulina sintetizada pelo pâncreas, que é o órgão responsável pela produção do hormônio. A insulina age como uma chave que destranca as portas das células, abrindo-as para absorver a glicose que será usada para dar energia ao seu corpo.
A farmacêutica da Farmácia Central, Juliana Marques Martins, destaca que, “segundo a última pesquisa sobre a incidência de diabetes no Brasil, aproximadamente 10,2% da população é afetada pela doença, o que corresponde a mais de 20 milhões de pessoas, com base nos dados do último censo. No Brasil, cerca de 90% dos casos de diabetes são do tipo 2, caracterizado pela resistência do corpo aos efeitos da insulina, podendo ter causas tanto hereditárias quanto associadas a hábitos de vida. A Sociedade Brasileira de Diabetes estima que mais de 46% da população diabética desconhece o diagnóstico”.
Fonte e foto: Prefeitura de Juiz de Fora