No dia 30 de junho, foram inauguradas no Parque Municipal de Belo Horizonte as primeiras estátuas de pessoas negras da capital mineira. As homenageadas são as escritoras Carolina Maria de Jesus e Lélia Gonzalez.
Carolina Maria de Jesus foi uma das principais escritoras brasileiras do século XX, autora do livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, sua obra mais famosa. Já Lélia Gonzalez era filósofa, antropóloga, professora e ativista, reconhecida pela luta dos direitos das pessoas negras e fundadora do Movimento Negro Unificado no Brasil.
A homenagem foi idealizada pela jornalista e pesquisadora Etiene Martins, e a peças foram confeccionadas em bronze pelo artista Léo Santana. As obras integram o Circuito Literário de BH e estão localizadas no centro da cidade, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em frente ao Teatro Francisco Nunes.
Através de publicações na redes sociais o Ministério Público de Minas Gerais parabenizou os Movimentos de Mulheres Negras de Minas Gerais por essa importante homenagem.
Fonte: Ministério Público de Minas Gerais
Imagens: Reprodução Ascom – MPMG / Esther Gonçalves