O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participou, nos dias 7 e 8/11, do III Encontro da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação, realizado na Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte. O superintendente de Tecnologia e Inovação do TJMG, desembargador André Leite Praça, representou o presidente, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, na abertura do evento.
Também participaram, pelo TJMG, o juiz auxiliar da Presidência e supervisor da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), Paulo José Rezende Borges; a gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (Ceproj), Priscila Pereira de Souza; o coordenador do Núcleo de Gestão da Inovação (Nugin), Guilherme Chiodi; além de demais servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores.
A abertura do III Encontro da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação contou com apresentação da Orquestra Jovem do TJMG.
Durante o evento, a responsabilidade pela gestão da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação, que reúne, atualmente, cerca de 20 unidades de instituições públicas e privadas do Estado, foi passada do TJMG e do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) à direção da Escola Superior Dom Helder Câmara. Esse papel inclui a organização de reuniões mensais, eventos, encontros e a coordenação de projetos inovadores entre as instituições participantes.
Segundo o juiz auxiliar da Presidência e supervisor do UAILab, Paulo José Rezende Borges, o Encontro é importante para que haja troca de experiências e boas práticas entre os laboratórios.
“O momento para as pessoas e as instituições conversarem, estarem integradas cada vez mais para que as inovações aconteçam, principalmente no setor público. Afinal, as instituições são interdependentes e atuam em conjunto”, afirmou.
O pró-reitor de Pesquisa da Escola Superior Dom Helder Câmara, professor Caio Lara, ressaltou a importância do Encontro, por reunir dezenas de profissionais de órgãos públicos e parceiros privados para a troca de informações e experiências.
“Foi um evento muito significativo, com palestras e oficinas práticas nos laboratórios da Dom Helder. A Dom Helder se sente honrada em sediar tão importante evento e de assumir a gestão da Rede para os próximos anos”, afirmou.
Programação
Na quinta-feira (7/11), foram realizadas palestras sobre temas como “Cultura da inovação no MPMG” e “Inovação e revolução digital na sociedade”, além de uma mesa redonda sobre inovação, gênero e raça.
Na parte da tarde, ocorreram as oficinas “Automatização Robótica de Processos: curso básico”; “Comunicação assertiva para mentores”; “Além do convencional: explorando a inovação de forma invertida no setor público”; e “Como conduzir uma Oficina de Design Thinking na modalidade híbrida”.
Nesta sexta-feira (8/11), último dia do Encontro, como parte da Confraria de Inovação, foi realizada conversa sobre a obra “Modelos de Gestão da Inovação em PMEs de Tic”, com o escritor Presleyson Lima. Também foram apresentadas a mesa redonda “Inovação aberta” e as palestras “ARGOS”, “Inteligência artificial e jurimetria” e “Inovação além da tecnologia: o futuro é agora!”, ministrada pela gerente da Ceproj, Priscila Souza, e pela laboratorista Gisele Soares.
O evento foi encerrado com as oficinas “Criatividade em movimento: de ideias a ações inovadoras”, “PromptsIA: Inovação no Controle” e de capacitação em Legal Design e Visual Law.
Rede
A Rede Mineira de Laboratórios de Inovação foi lançada em outubro de 2022 pelo TJMG, por meio do UAILab, em parceria com o laboratório do Tribunal Regional Federal da 6° Região (IluMinas/TRF6).
A iniciativa tem por objetivo promover o intercâmbio de experiências e informações entre os laboratórios de inovação do setor público e privado de Minas Gerais, visando à criação de programas e ações interinstitucionais de inovação científica e tecnológica.
Fonte e foto: TJMG