No sábado (9), o Parque Ecológico e Cultural Fernando Roquete Reis, localizado na região Nordeste de Belo Horizonte, recebeu o plantio de 300 novas mudas de espécies da Mata Atlântica. A ação, que teve início às 8h, faz parte de um esforço contínuo para aumentar as áreas verdes da cidade e promover a sustentabilidade ambiental.
As mudas foram produzidas pelo Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) e incluem espécies como tamboril, ingá, aroeira, canafístula e ipê, todas escolhidas de acordo com as características do local e a necessidade de recuperação da área. A equipe técnica da FPMZB ficou responsável pela preparação do solo, que envolveu a limpeza da área com roçada e retirada de material acumulado, além da abertura dos berços para o plantio.
Gelson Leite, presidente da FPMZB e secretário interino do Meio Ambiente, destacou a importância da ação, que vai além do plantio de árvores. “Esse tipo de ação contribui para o crescimento das áreas verdes da cidade e a melhoria do clima. Além disso, trabalha a educação ambiental e desperta na população a sensação de pertencimento, colaborando para uma cidade mais sustentável”, afirmou.
A atividade também contou com a participação de diversos coletivos, como o grupo Bora Plantar, que ofereceu orientação prática aos voluntários, demonstrando técnicas de plantio. O grupo explicou que, futuramente, a área reflorestada trará vários benefícios para as comunidades do entorno, como diminuição da temperatura, produção de frutos, abrigo para animais e o embelezamento da região.
O evento é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a FPMZB e o coletivo Bora Plantar, com o patrocínio do evento Rock and Ride. A ação faz parte do esforço contínuo da cidade em combater os impactos da crise climática e os acidentes ambientais, ao mesmo tempo em que promove uma maior qualidade de vida para os cidadãos.
Ao final do plantio, a comunidade e os voluntários puderam observar as primeiras mudas sendo plantadas, com o compromisso de monitoramento e manutenção contínuos para garantir o crescimento saudável das árvores. O evento demonstrou mais uma vez a força da colaboração entre poder público, organizações sociais e a população para a construção de uma cidade mais verde e sustentável.
Fonte e foto: Prefeitura de Belo Horizonte