Nova unidade da Wuxi Boton criará cerca de 80 empregos diretos em Minas Gerais até 2027, impulsionando a sustentabilidade no setor de mineração
Na sexta-feira (8), como parte da programação da missão do Governo de Minas à China, a Wuxi Boton – multinacional líder no fornecimento de soluções para transportadores de correia – assinou um Memorando de Entendimento (MoU) para investimento de R$ 22 milhões e início de suas operações em Minas Gerais. A empresa deve se instalar em uma cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ainda mantida em sigilo.
Com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de sua agência vinculada Invest Minas, o projeto da empresa chinesa prevê a criação de cerca de 80 empregos diretos até 2027, segundo os responsáveis pela a implementação da operação no Brasil, Eduardo Braga Ribeiro e Ivo Genelhu.
O negócio foi formalizado durante a China International Import Expo (CIEE), na China, com a participação dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e da Casa Civil, Marcelo Aro, além do diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, do diretor de Atração de Investimentos da agência, Ronaldo Barquette, e dos executivos brasileiros representantes da empresa, Eduardo Braga Ribeiro e Ivo Genelhu.
“Nosso terceiro dia na China foi concluído e, mais uma vez, muitos negócios. A empresa Boton, por exemplo, vai colocar uma instalação em Minas Gerais para fornecer correias transportadoras para uma série de atividades. Estamos plantando para colher bons frutos”, ressaltou Romeu Zema
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o anúncio reforça o compromisso do Governo de Minas na atração de investimentos estratégicos para o estado.
“O investimento anunciado pela Wuxi Boton em Minas Gerais demonstra, mais uma vez, o resultado do trabalho realizado pela gestão do nosso governo na atração de investimentos e de parcerias internacionais para o Estado, e evidencia o espaço que o estado tem ocupado frente a esses investimentos estratégicos”, afirma.
O diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, destaca que o projeto consolida o estado como polo de inovação e sustentabilidade. “Esse investimento representa não apenas crescimento econômico de Minas Gerais, mas também o desenvolvimento de práticas sustentáveis na mineração, com benefícios diretos para os mineiros”, diz o diretor-presidente da Invest Minas.
Cronograma
A partir de dezembro de 2024, a unidade da Wuxi Boton em Minas vai oferecer serviços de instalação e manutenção diretamente aos clientes.
O planejamento contempla um aumento progressivo no número de empregos, com cinco vagas permanentes previstas para 2025, 25 para 2026 até chegar a 80 em 2027, impulsionando a geração de renda local. O projeto também inclui ações voltadas à sustentabilidade, em consonância com as metas de descarbonização e economia circular para os setores de mineração e siderurgia no Brasil.
A iniciativa visa fortalecer a presença da empresa no mercado brasileiro, combinando serviços especializados com a produção local de seus produtos.
A Wuxi Boton é especializada na fabricação de correias transportadoras. Com foco em tecnologia de monitoramento de transportadores, a empresa chinesa se destaca por oferecer contratos de atendimento integral, incluindo equipes de i
nstalação e assistência técnica.
Dia de anúncios
O governador Romeu Zema e sua comitiva também participaram de outro evento na CIIE que celebrou o acordo entre a empresa mineira Serpa Supply Chain, focada principalmente em logística internacional, e a empresa do Governo Chinês Lingang Group.
A partir da parceria, a Serpa Supply Chain se tornará a primeira empresa brasileira a atuar na área de Yanshan, dentro do Lingang Group, sendo um marco no fortalecimento das relações comerciais entre China e Brasil, com um volume de negócios esperado nesta parceria de U$ 100 milhões.
“A Serpa, com sua vasta experiência em logístico internacional e profundo conhecimento da cultura chinesa, irá abrir portas para outras empresas mineiras e brasileiras que desejam explorar o mercado chinês”, enfatizou Romeu Zema.
“A assinatura do convênio entre a empresa mineira Serpa e o Porto de Xangai vai contribuir para que a logística entre Brasil, Minas Gerais e China fique cada vez melhor”, completou.
Missão internacional
O governador Romeu Zema desembarcou na China na segunda-feira (4/11), onde tem compromissos oficiais até o fim da semana. A série de agendas na Ásia e na Europa segue até 16 de novembro, com o objetivo de atrair novos investimentos, gerar emprego e renda para os mineiros, além de promover o Destino Minas Gerais e reforçar o posicionamento do estado como o mais sustentável do Brasil.
Fonte e foto: Agência Minas