Atenção motoristas, o estacionamento rotativo em Contagem retornou e está diferente. Nesta terça-feira (5/11), segundo dia de mudanças, a Transcon promoveu um treinamento para que os motoristas fiquem mais “íntimos” do TransconAPP. O treinamento foi realizado em vários pontos do Eldorado, como a Praça da Glória. As mudanças vieram para organizar e deixar os espaços reservados às vagas rotativas mais democráticas pela cidade nas vias que têm os maiores fluxos de veículos e comércio.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, esteve em um desses pontos e participou do treinamento.“O rotativo já existe nas cidades pequenas, médias e grandes, e agora está de volta a Contagem. Ele é uma necessidade porque é por meio de um estacionamento, com rodízio, que a gente vai garantir mais vagas para que as pessoas possam estacionar naqueles lugares mais concorridos e se beneficiar, por exemplo, de um estacionamento perto de uma clínica ou de um comércio ou de um espaço de lazer. Portanto, o rotativo cria mais vagas para todos e todas.”
Marília reiterou a importância da ferramenta para organizar melhor as áreas destinadas ao estacionamento. Também informou que o rotativo existe desde 2007, quando era utilizado o paquímetro. Como ficou obsoleto e pouco funcional, ele deixou de ser utilizado. “Acredito que, na medida em que as pessoas compreenderem melhor o funcionamento da tecnologia, elas vão aprovar”.
O presidente da Transcon, Sant Clair Terres, lembrou que, desde então, a autarquia vinha trabalhando pelo desenvolvimento de uma tecnologia própria e mais eficaz. “Nós estamos colocando aqui o que há de mais moderno, dentro da necessidade do município, priorizando esses locais, nesse primeiro momento, nessa região onde a rotatividade é muito grande.”
Fase de teste
Nesta primeira fase são 53 ruas e avenidas na região do Eldorado, sinalizadas com placas de trânsito. Para que os motoristas possam se adaptar às mudanças, entre segunda (4/11) e domingo (17/11), não será cobrado rotativo, que só começa a valer na segunda-feira (18/11). São mais de 2 mil vagas de rotativo no Eldorado. Ao comprar os créditos para estacionar, o motorista deverá escolher o tempo conforme a placa no local, que pode ser de 1h, 2h ou 4h.
A cada nova compra, os usuários que adquirirem créditos poderão contar com um bônus de 30 minutos. É importante lembrar que pessoas com deficiência (PCD) com credencial têm direito ao uso gratuito.
A empresária do setor de beleza, Sheila Arantes, 58 anos, moradora do bairro Funcionários, disse que, como toda novidade, essa gera expectativa e precisa de tempo para ser absorvida pela população. “É sempre difícil estacionar no Eldorado, vamos ver se com o aplicativo isso melhora.”
Já o engenheiro ambiental, Lincoln Moraes, 32 anos, morador do bairro Europa, acredita que até o povo pegar a prática, o processo será um pouco confuso. “Os mais beneficiados vão ser os comerciantes, principalmente no Eldorado, que é onde o cliente encontra maior dificuldade para estacionar. Com o tempo e com a praticidade do aplicativo implantado pela Transcon as coisas vão se tornando mais fáceis”, opinou.
O rotativo funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Não sendo necessário o uso de crédito aos domingos e feriados.
Momento de transição
Como é um momento de transição, além de panfletos com orientação detalhada, a Transcon colocou nas ruas do Eldorado uma equipe de colaboradores volantes para auxiliar os motoristas a baixarem o aplicativo. Há profissionais, inclusive, andando com toten nas costas em que é possível ler o QR Code para baixar o “Transcon APP”.
Além disso, a Transcon ainda está colocando, nos postes, placas de sinalização das áreas de estacionamento com o QR Code adesivado para o download da ferramenta. A equipe de mobilização da Transcon também fixou cartazes dentro de estabelecimentos comerciais e de serviços.
Pontos de Venda de Créditos Rotativos
Lojistas de qualquer setor que desejem ser um ponto para venda de créditos, podem acessar https://www.transcon.contagem.mg.gov.br/ponto-de-venda-rotativo e preencher o formulário de cadastro. Ele será analisado pela autarquia.
Fonte: Prefeitura de Contagem
Foto: Janine Moraes/ PMC