A 19ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista foi aberta nesta segunda-feira (4/11) no Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG). O evento, que segue até sexta-feira (8/11), busca promover a conciliação em processos judiciais trabalhistas em todo o Brasil. A abertura foi realizada pelo desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, 1º vice-presidente do TRT-MG, nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs), em Belo Horizonte. O lema deste ano é “É Tempo de Conciliar”.
A expectativa para a Semana é de um alto índice de acordos, com uma meta de conciliar cerca de 70% dos processos pautados, podendo esse número ser ainda maior. No TRT-MG, foram programadas 600 audiências, sendo 350 no 1º grau e 250 no 2º grau, além de ajustes nas pautas das Varas do Trabalho em todo o estado para incluir mais audiências de conciliação. O esforço conjunto visa resolver o maior número possível de demandas trabalhistas durante o evento.
A juíza Anaximandra Kátia Abreu, presidente da Amatra3, e a advogada Sara Costa Benevides, diretora da Associação dos Advogados do Trabalho de MG, também participaram da abertura, reforçando a importância da conciliação como um meio eficaz de resolver conflitos e beneficiar ambas as partes envolvidas.
Fonte e Foto: Trt