No dia 1º de novembro, em Poços de Caldas, formaram 29 militares da 13ª Turma do Curso de Salvamento Terrestre (CSTERR 2024), sendo 10 alunos de outros estados, como Ceará, Amazonas, Tocantins, Sergipe, Pernambuco e Piauí e do Distrito Federal.
O curso foi realizado no período de 07 de outubro a 1º de novembro de 2024 e teve como objetivo capacitar bombeiros para atuação nos mais variados tipos de ocorrências de salvamento terrestre, dotando o militar de conhecimento técnico, além de padronizar procedimentos operacionais, com vistas a aumentar a segurança das operações.
Em 26 dias de atividades, os alunos foram submetidos a uma variada gama de situações em diferentes ambientes e terrenos, com diversas avaliações teóricas e práticas.
O salvamento terrestre é um dos serviços mais antigos e tradicionais do Corpo de Bombeiros e é conceituada como atividade de salvamento realizada em terra com o objetivo de resgatar vidas humanas, salvamento de patrimônio e animais, prevenir acidentes e recuperações diversas. Entre as naturezas de ocorrência presentes na atividade de salvamento terrestre estão incluídas as operações de busca e salvamento de pessoas desaparecidas e salvamento de vítimas em local de difícil acesso, salvamento veicular, resgate em espaço confinado, busca e resgate em estruturas colapsadas, atuação em soterramentos e áreas deslizadas, além das atividades de vistoria/poda e supressão de árvore em situação de risco, captura de animais perigosos, salvamento de animal em risco, entre várias outras naturezas.
Fonte e fotos: CBBMG