Lions Clube Caxambu e Rotary Clube Caxambu tem se engajado no apoio na Amostra Doença de Chagas: história e prevenção da doença. O evento Evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Protozooalogia (SBPZ) e Instituto Butantâ– Usp, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Caxambu e Hotel Glória.
Segundo o Sistema e-Sus, entre janeiro de 2023 a janeiro de 2024, foram registrados 5,4 mil casos confirmados de doença de Chagas crônica. A doença é transmitida pelo percevejo Triatominae. Ela é endêmica nas Américas Central e do Sul, além do México. No Brasil, as regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas.
O médico sanitarista Carlos Chagas identificou a presença do Trypanosoma cruzi no sangue de um gato e em 14 de abril de 1909, também foi localizado no sangue de uma criança febril de apenas dois anos, chamada Berenice Soares de Moura. Com essa descoberta, passou a ser considerada uma nova doença humana, conhecida atualmente como Doença de Chagas.
Segundo Ministério da Saúde, a prevenção da Doença de Chagas está intimamente relacionada à forma de transmissão e uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da utilização de inseticidas residuais por equipe técnica habilitada.
Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, podem-se usar mosquiteiros ou telas metálicas. Também recomenda-se usar medidas de proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc.) durante a realização de atividades noturnas (caçadas, pesca ou pernoite) em áreas de mata.
O tratamento da doença de Chagas deve ser indicado por um médico, após a confirmação da doença. A medicação utilizada é fornecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde, mediante solicitação das Secretarias Estaduais de Saúde e deve ser utilizado em pessoas que tenham a doença aguda assim que ela for diagnosticada.
Fonte e fotos: Hotel Glória