Mais de 400 pessoas participaram presencialmente, entre 23 e 25/10, da 2ª Semana Mineira de Linguagem Simples. O último dia do evento, realizado pelo Laboratório de Inovação de Minas (LAB.mg), teve uma maratona de revisão de textos para grupos fechados de servidores, e a oficina Linguagem Simples e Direito Visual para o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
O LAB.mg é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e pela Fundação João Pinheiro (FJP).
Os três dias do evento foram realizados nas instalações da FJP, em Belo Horizonte, com palestras, oficinas e mesa redonda. O objetivo foi disseminar a prática e a importância da comunicação clara e acessível no serviço público mineiro.
“Realizar esse evento é uma ferramenta para avançar na pauta da Linguagem Simples e acreditamos que contribuímos para aumentar o repertório das pessoas que participaram. A palestra de abertura foi uma verdadeira aula sobre Direito Visual. A oficina e a palestra de Design trouxeram muita inspiração e dicas práticas. Já a maratona é uma atividade que pretendemos colher os frutos no futuro. E claro, as oficinas oferecidas pelo LAB.mg continuarão a capacitar mais pessoas”, relata a diretora Central de Inovação em Governo da Seplag-MG, Giselle Volponi.
Cerca de 420 pessoas participaram das atividades presenciais, e outras 867 visualizaram as duas palestras e a mesa redonda transmitidas pelo canal do YouTube da FJP. A 2ª Semana contou com convidados de várias partes do Brasil, que apresentaram experiências e práticas com a Linguagem Simples.
Curso EAD Linguagem Simples
Durante o evento, o LAB.mg lançou o curso a distância e on-line de Linguagem Simples e Comunicação Visual. A formação está disponível na página Capacitar EAD da Seplag-MG e pode ser feita por qualquer servidor, mediante cadastro na plataforma.
Segundo Giselle Volponi, o curso era uma demanda antiga e já vinha sendo construído pelo laboratório. O evento foi uma oportunidade para comunicar a novidade. “É um novo formato, muito completo, que permite que nós tenhamos esse ensino contínuo da Linguagem Simples” afirma Giselle.
O curso é dividido em quatro módulos: Linguagem Simples, Comunicação Visual, Direito Visual e Ferramentas, além de uma unidade bônus e materiais complementares.
O objetivo é ensinar os servidores como construir documentos e comunicações mais eficazes e orientados ao público, simplificando sem perder a essência.
Encerramento
A manhã do último dia do evento foi reservada para a maratona de revisão de textos, com a participação de 20 servidores.
A oficina foi fechada para um grupo e buscou praticar a teoria da linguagem simples em documentos do Poder Público, construindo produtos práticos que podem ser aplicados no dia a dia.
Na atividade, os participantes puderam revisar e criar protótipos de editais, contratos e comunicados em Linguagem Simples.
Para o servidor da Superintendência Central de Parcerias Com o Terceiro Setor da Seplag-MG, Vinicius Rodrigues de Oliveira, o evento trouxe para o debate um assunto atual que é muito importante para quem trabalha com administração pública e produz documentos para os cidadãos.
“Foi um momento muito enriquecedor, tanto as palestras quanto as oficinas. Muito importante vermos como é a aplicação da metodologia e como podemos trazer isso para o nosso trabalho”, relatou Vinicius.
A parte da tarde contou com a Oficina Linguagem Simples e Direito Visual, ministrada pelo LAB.mg. Cerca de 30 pessoas do MPMG participaram da formação, que aconteceu a pedido do órgão do judiciário.
Fonte: Agência Minas
Foto: Fundação João Pinheiro