Na quinta-feira (24), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) de Manhuaçu aprovou o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). Este plano visa garantir os direitos das crianças de 0 a 6 anos, estabelecendo políticas e metas a serem alcançadas ao longo dos próximos dez anos.
O município aderiu à proposta de construção do PMPI em janeiro deste ano. Desde então, foram realizadas consultas, audiências públicas e reuniões intersetoriais com organismos públicos e entidades da sociedade civil, sempre com a participação ativa das crianças. “Ouvimos todos, conversamos com todos e juntos construímos este plano. A formação da criança acontece nos primeiros seis anos, e por isso, a prefeita decidiu implementar políticas públicas integradas em várias áreas, como saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, além do meio ambiente”, explica Maria de Fátima Mairynck Brito, servidora da Secretaria Municipal de Educação e gestora do PMPI.
O plano estabelece ações de curto, médio e longo prazo, com avaliações trimestrais e anuais. Maria de Fátima destacou que, nesse primeiro momento, não haverá gastos financeiros significativos, sendo essencial a divulgação do plano para a sociedade, escolas e entidades. “O PMPI não pertence a uma única secretaria, mas envolve todas as áreas e entidades, permitindo que todos contribuam para sua efetivação”, afirmou.
Após a aprovação e a efetivação por meio de lei, o Plano Municipal pela Primeira Infância será disponibilizado no site da Prefeitura de Manhuaçu para acesso público, reforçando o compromisso do município com o bem-estar das crianças e a construção de um futuro mais promissor.
Fonte e foto: Prefeitura de Manhuaçu