O Estado de Minas Gerais está próximo de alcançar um marco importante com o cumprimento da Lei Paulo Gustavo, que tem como objetivo fomentar a cultura local através do financiamento de projetos. Até a última quarta-feira (17/7), 97,6% das propostas aprovadas na primeira chamada da LPG já haviam sido contempladas com recursos, totalizando R$153,3 milhões distribuídos por diversas regiões mineiras.
Ainda restam aproximadamente R$40 milhões a serem repassados aos proponentes suplentes que foram convocados e aprovados nos dez editais. Com esses recursos, trabalhadores da cultura já estão implementando seus projetos, movimentando a cadeia produtiva do setor, gerando empregos e renda, e impulsionando a economia criativa em centenas de municípios.
Um exemplo é o festival Filme de Bairro, que está sendo realizado em seis cidades do Sul de Minas: Alfenas, Boa Esperança, Serrania, Elói Mendes, Paraguaçu e Areado. Após receberem oficinas de roteiro em junho, orientadas por profissionais, os moradores dessas localidades estão agora engajados na criação, edição e finalização de curtas-metragens. A exibição dos seis filmes, iniciada na sexta-feira (19/7) e que se estende até domingo (21/7), acontecerá em Elói Mendes, em uma mostra competitiva.
Fonte e fotos: Agência Minas