O projeto “Bordando Histórias”, coordenado por Cristina Galguer, tem realizado aulas de bordado e costura no Grupo da Melhor Idade, em São João Nepomuceno, com o objetivo de resgatar e valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade.
Os encontros, que acontecem nas tardes de sexta-feira, reúnem 12 inscritas que estão produzindo tecidos e estandartes bordados com temas inspirados nos prédios patrimoniais e nas tradições culturais locais.
As oficinas são gratuitas e, além de promover o aprendizado do bordado, visam estimular a preservação do patrimônio histórico através da arte. O resultado dos trabalhos será apresentado em uma exposição na Feira de Artesanato, e os itens bordados também serão levados às escolas municipais. Durante a visita, os estudantes terão a oportunidade de conhecer a importância do patrimônio histórico e cultural de cada item representado nos bordados.
O projeto “Bordando Histórias” não só incentiva a criatividade e o trabalho manual, mas também reforça o valor da memória cultural, conectando gerações e promovendo o diálogo sobre a preservação do patrimônio de São João Nepomuceno.
Fonte: Prefeitura de São João Nepomuceno
Fotos: Márcio Sabones / ASCOM