A Coordenadoria de Turismo de Luminárias participou de uma reunião com o Exército Brasileiro na ESA, em Três Corações, onde foram discutidas novas orientações para as visitas ao Pico e Pedra do Gavião. Durante o encontro, ficou estabelecido que as visitas acontecerão em um espaço delimitado pelo Exército, com horários definidos das 8h às 16h e sempre acompanhadas por guias de turismo ou condutores devidamente cadastrados no CADASTUR.
O Exército implementará patrulhas locais e instalará cercas e cancelas em locais estratégicos para garantir a segurança dos visitantes. Além disso, o acesso à Cachoeira da Pandora ficará proibido, assim como a realização de camping e o consumo de bebidas em todo o perímetro de responsabilidade da ESA. Essas medidas visam proteger tanto os visitantes quanto o meio ambiente, considerando a recente invasão de pessoas em áreas de risco.
Na reunião, representantes de São Thomé das Letras, São Bento Abade e guias das respectivas cidades também estiveram presentes, demonstrando a importância da colaboração regional para a segurança e preservação dos atrativos turísticos.
Para garantir uma visita organizada, todas as reservas deverão ser informadas com 5 dias de antecedência, incluindo a relação dos grupos que participarão. As regras foram estabelecidas pelo Exército Brasileiro com o intuito de proporcionar uma experiência segura para todos.
Para mais informações e agendamentos de visitas de grupos de Luminárias, entre em contato com a equipe de turismo pelo WhatsApp 035 3226 1502.
Fonte e foto: Prefeitura de Luminária