Dia após dia as obras de implantação do Complexo Maracanã estão avançando em Contagem e os benefícios para toda a cidade serão inúmeros. A nova avenida representará uma relevante solução para o trânsito metropolitano, garantirá a preservação das águas do município, segurança e dignidade para a população em períodos de chuvas.
A avenida terá 4,5 km, da LMG-808, altura do bairro Granja Ouro Branco, divisa das regiões Vargem das Flores e Sede, até a avenida Carmelita Drumond Diniz, no Chácaras Califórnia. Além da extensa malha viária que vai retirar o trânsito pesado do centro histórico da cidade, o projeto contempla implementações de sistemas de macrodrenagem e canalização de córregos, que combaterão enchentes, além de urbanização que proporcionará desenvolvimento e valorização dos bairros do entorno.
Após a conclusão da Avenida Maracanã, além de diminuir consideravelmente o volume de tráfego no centro histórico da cidade, o tempo de deslocamento entre Nova Contagem e o metrô do Eldorado será significativamente reduzido, beneficiando cerca de 220 mil pessoas que atravessam a cidade diariamente.
Os impactos positivos não vão se restringir apenas a quem reside em Contagem, mas também vai se estender por toda a região metropolitana, integrando cidades como Esmeraldas, Betim, Ribeirão das Neves e Belo Horizonte, além de diversas regiões de Contagem, como Vargem das Flores, Ressaca, Sede e Eldorado.
Este é o maior projeto de mobilidade, saneamento e infraestrutura em curso no município e conta com investimento de R$302 milhões, com financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF).
Fonte: Prefeitura de Contagem
Foto: Adelcio Ramos