Na quinta-feira (17/10), o Auditório do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi palco de um seminário que reuniu 145 participantes, incluindo produtores rurais, organizações não governamentais, empresários, professores, sindicatos, representantes de secretarias do governo e estudantes. O objetivo principal do evento foi discutir a integração entre a produção agrícola e a preservação ambiental na região do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB), administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Organizado no âmbito do Convênio UFV-IEF e coordenado pela equipe AgroPlus da UFV, o seminário teve como foco a promoção da agricultura sustentável nas áreas ao redor do PESB. Além de divulgar a importância do parque para a comunidade acadêmica da UFV, o evento buscou fortalecer parcerias entre a Universidade Federal de Viçosa, a Universidade de Aix-Marseille e outras instituições, visando o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada. Outro ponto de destaque foi a valorização da produção de cafés especiais da região e a capacitação de estudantes em práticas sustentáveis por meio de minicursos.
Entre as palestras do seminário, o supervisor da Unidade Regional de Biodiversidade Mata (URFBio) do IEF, Dalyson Cunha, destacou a relação entre a preservação ambiental, as propriedades rurais e o turismo sustentável no PESB. Ele enfatizou que a unidade de conservação abrange oito municípios, incluindo Araponga, Fervedouro e Muriaé, apresentando um grande potencial turístico.
“Este primeiro seminário simboliza a parceria efetiva entre o IEF, a UFV, a TNC e as secretarias estaduais, como as Secretarias de Agricultura, Pecuária Abastecimento (Seapa), Desenvolvimento Econômico (Sede) e Cultura (Secult), ampliando as ações conjuntas em prol do turismo sustentável na região”, afirmou Cunha. Para ele, o evento foi uma oportunidade de aproximar os estudantes das práticas de sustentabilidade e mostrar o potencial turístico-ambiental do PESB, que envolve oito municípios.
O seminário também proporcionou visitas ao Parque Estadual da Serra do Brigadeiro para alunos selecionados, fortalecendo o contato entre a academia e o setor produtivo local.
Fonte e foto: IEF
Facebook / Stories / Twitter: