A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) deu início, na segunda-feira (21), ao Teste de Fluência em Leitura 2024. Essa avaliação visa medir a velocidade, precisão e compreensão de leitura entre os estudantes do 2º ano do ensino fundamental nas redes estadual e municipal de Minas Gerais. O teste será aplicado até o dia 1° de novembro e deve alcançar cerca de 205 mil alunos.
Durante a avaliação, os estudantes lerão palavras dicionarizadas e desconhecidas isoladamente, além de um breve texto narrativo. Em seguida, eles responderão a três perguntas relacionadas ao conteúdo lido, permitindo a análise de sua compreensão.
Wagner Costa, superintendente de Avaliação Educacional, destaca a importância desse teste: “Esse tipo de avaliação é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de leitura dos estudantes, pois mede a capacidade de leitura fluente, uma característica essencial para o sucesso acadêmico nos anos seguintes.”
O Teste de Fluência em Leitura faz parte de um conjunto de iniciativas que visam monitorar as competências básicas dos alunos, permitindo que as redes de ensino ajustem suas estratégias pedagógicas de acordo com os resultados obtidos. A aplicação do teste é totalmente digital e será realizada através do aplicativo CAEd Avaliação, desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Os professores serão responsáveis por gravar os estudantes individualmente durante a leitura dos materiais solicitados. Essas gravações serão posteriormente enviadas para um banco de dados específico da Secretaria, com cada teste tendo uma duração prevista de cinco a dez minutos.
A escolha das datas, locais de aplicação e seleção dos professores ficará a cargo de cada escola, sendo essencial que os profissionais selecionados tenham facilidade em interagir com crianças em processo de alfabetização e possuam habilidades tecnológicas. A aplicação dos testes pode ser concentrada em um único dia ou distribuída ao longo do período estipulado.
Após a compilação dos resultados, os dados coletados servirão para diagnosticar o processo de alfabetização e subsidiar análises e propostas de intervenção pedagógica e políticas públicas, visando à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas de Minas Gerais.
Fonte e foto: Agência Minas