A Epamig e a Emater-MG, em parceria com as universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de São João del-Rei (UFSJ), além do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), concluíram com sucesso o projeto de caracterização do queijo cabacinha.
O projeto, que começou em 2021, envolveu o acompanhamento da fabricação do queijo em oito municípios da região e a realização de análises físico-químicas em seis laboratórios localizados em São João del-Rei, Belo Horizonte, Sete Lagoas e Salinas. Os recursos para essa iniciativa foram obtidos por meio de emenda parlamentar, e a Epamig assumiu a coordenação do projeto em novembro de 2021.
Durante o desenvolvimento do projeto, a equipe realizou visitas para monitorar o processo de produção, coletando e analisando amostras em diferentes etapas.
Os resultados preliminares da caracterização do queijo cabacinha serão apresentados no dia 23 de outubro, durante o Encontro do Agronegócio no Vale do Jequitinhonha, em Itaobim. Em seguida, nos dias 24 e 25 de outubro, as informações serão compartilhadas com os produtores rurais no município de Pedra Azul.
Fonte e foto: Emater-MG