A Funarte MG recebeu o NUH! Festival de Arte Gráfica nos dias 12 e 13 de outubro, em Belo Horizonte, que chegou a sua segunda edição. Composto por uma programação diversa, o evento contou com feira de arte impressa, oficinas, bate-papos, palestras, exposição, apresentações de DJs batalha de tags, mesão de desenho, atividades para crianças e praça de alimentação, o festival contemplado pelo Programa Funarte Aberta.
O grande destaque do NUH! 2024 foi a sua feira de artes gráficas e publicações independentes, que reuniu o trabalho de 135 expositores, entre editoras independentes, publicadores e artistas, de 14 estados brasileiros, Distrito Federal e Equador. Foram selecionados projetos nas mais diversas linguagens, como fotografia, ilustração, gravura, serigrafia, graffiti, zines, colagem, carimbos, papelaria, literatura, tipografia, stencil, entre outras.
A programação do festival também recebeu a exposição “Sincretismo Urbano”, do artista visual e grafiteiro belo-horizontino Surto Real. A mostra teve 14 obras inéditas, produzidas durante a pandemia de Covid-19. Carregados de acidez, crítica social e riqueza de detalhes, os trabalhos resultam de uma imersão subversiva que mescla o universo de letras e traços do artista com samples (fragmentos) de clássicos da arte sacra e erudita.
O festival é idealizado pelo grafiteiro, designer e artista visual, Martokos, em parceria com o jornalista, artista visual e produtor cultural, Pedro Valentim. A dupla de realizadores também compõe a curadoria do projeto ao lado da artista gráfica e visual, professora e pesquisadora, Prisca Paes, e do artista gráfico e visual, designer e educador, Marco sem S.
Fonte: Funarte
Foto: Pâmela Bernardo