O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais, realizou nessa segunda-feira, 14 de outubro, uma palestra para idosos que frequentam o Sesc Santa Quitéria, no bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte. A ação educacional faz parte do projeto “60+: Revelando Direitos, Desarmando Golpes”.
Os idosos estão entre as vítimas mais vulneráveis a golpes. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece como uma das prioridades mundiais fornecer informações e apoio para proteger pessoas com mais de 60 anos contra os golpes aplicados de forma virtual. “Eles tentam se aproveitar da gente, acham que a gente é boba. A gente não sabe mexer muito com celular, não sabe mexer com cartão, então eles tentam”, diz a aposentada Ione Vieira.
Durante o encontro, a representante do Procon-MG falou sobre várias modalidades de golpes e ensinou aos idosos formas de se proteger dos estelionatários que usam a internet para entrar em contato com as vítimas. A palestra também abordou temas como assédio ao consumo, riscos de contrair empréstimos consignados e direitos do consumidor. “Eu estava precisando desses esclarecimentos, porque tem hora que a gente fica tão vulnerável que acaba caindo mesmo, né? É um alerta muito bom para a gente”, afirma a aposentada Celma Barbosa.
Ione Vieira fez questão de anotar todas as informações. “Estou copiando para passar para as minhas amigas, para elas ficarem espertas e não serem enganadas”, conta a aposentada.
Fonte e fotos: MPMG