O curso “Introdução à análise Sensorial de Méis” será realizado nos dias 15 e 16 de outubro, no Sebrae Minas, em Montes Claros. A iniciativa vai orientar apicultores, pesquisadores, acadêmicos, chefs, nutricionistas e empreendedores do setor sobre as características e a qualidade do mel produzido na região.
O Norte do estado é uma das principais regiões do país na produção de mel, com cerca de duas mil famílias de pequenos produtores rurais, e produção aproximada de 1,1 mil toneladas de mel por ano, com destaques para o mel de aroeira, que tem valor de mercado maior em função de suas propriedades medicinais.
A iniciativa será ministrada pela consultora piauiense Teresa Raquel Bastos, a primeira sommelier de mel do Brasil. Formada pela Honey Sensory Edication, em Bolonha (Itália), onde aperfeiçoou o desenvolvimento da percepção sensorial do mel, ela ensina como harmonizar pratos com os diversos tipos do produto. Os participantes vão aprender sobre as qualidades e as características das floradas do mel de aroeira, pequi, copaíba, café e do mel silvestre produzido na região. “Além da qualidade, vamos identificar a roda sensorial dos méis, seus defeitos, tonalidades de cor, aromas, sabores, texturas, cristalização e identificação de produtos falsificados”, enfatiza a sommelier.
Além de apresentar o curso durante os dois dias, Teresa Raquel Bastos ministrará palestra no dia 17 de outubro, dentro da programação do Seminário de Apicultura, que será realizado em Montes Claros, com o apoio do Sebrae Minas.
A capacitação terá carga horária de 12 horas e uma parceria do Sebrae Minas; Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); Unimontes; Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi); e Conselho de Desenvolvimento da Apicultura Norte Mineira (Codea).
Fonte: Agência Sebrae
Foto: Divulgação