Representantes da Prefeitura de Contagem participaram da audiência pública que discutiu a renovação do contrato da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). No encontro, a prefeita Marília Campos pleiteou a inclusão duas importantes medidas que beneficiarão, não só Contagem, como a Região Metropolitana, no diz respeito à modernização e diversificação do transporte público.
Promovida na quinta-feira (10/10), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Belo Horizonte, a audiência teve como objetivo levantar sugestões para aprimorar o projeto de prorrogação do contrato por mais 30 anos, o que deve gerar cerca de R$ 24 bilhões em investimentos nos quase 8 mil km de ferrovia do país.
Durante a audiência, Marília Campos solicitou a reativação da linha de trem de passageiros, que liga Betim, Contagem e Belo Horizonte, sem prejuízo para o transporte de carga; e a expansão da linha 1 do metrô de Belo Horizonte até a região do bairro Beatriz.
Ela lembrou que Minas Gerais é o único estado do país que tem um metrô com capacidade aquém do necessário e a única Região Metropolitana que não tem um trem funcionando. “Aqui, predominam carros e ônibus e eles são completamente insuficientes. Então, a minha proposta é que a renovação consiga compatibilizar o transporte de carga com o de passageiros, cumprindo seu propósito ambiental e econômico”, reforçou.
As ferrovias são vistas, por muitos especialistas, como um dos meios mais eficazes de locomoção de pessoas e mercadorias disponíveis, por serem mais limpos, econômicos e menos propensos a acidentes.
Fonte e Foto: Prefeitura de Contagem