O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o preenchimento de até 240 vagas para bolsistas de Iniciação à Docência e formação de cadastro de reserva. Já o edital para professores supervisores, atuantes na rede de educação básica, conta com 30 vagas, além do cadastro de reserva. As candidaturas podem ser efetivadas até a próxima segunda, 14 de outubro, pela internet.
O programa é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo em vista o desenvolvimento de projetos de iniciação à docência realizados pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Entre os objetivos do programa estão incentivar a formação de professores da educação básica em nível superior e promover a integração entre a educação superior e a educação básica.
Para Andréia Garcia, o programa estabelece uma relação direta com as escolas públicas da cidade (Foto: arquivo pessoal)
Segundo a coordenadora institucional do Pibid na UFJF, Andreia Garcia, os editais abertos representam novidades, como a vigência das bolsas, de até 24 meses, e as ações voltadas à área de alfabetização, pela primeira vez presente no Pibid.
“São dois anos em que esses licenciandos poderão estar em um programa, fortalecendo esse contato direto com professores das áreas de formação em um contato com professores. Outra novidade é um destaque para a área de alfabetização, em que, sobretudo depois da pandemia, nós temos um grande desafio, de fortalecer o processo de ensino da linguagem, principalmente a língua escrita”, afirma.
Ainda de acordo com Andreia, o programa estabelece uma “relação muito direta e próxima entre as escolas públicas de Juiz de Fora, os professores formadores das diferentes áreas de formação na UFJF, e esse licenciando”.
Bolsas de iniciação à docência
As bolsas têm valor de R$ 700 e duração máxima de 24 meses. Para se candidatar, o licenciando deve estar regularmente matriculado em curso de licenciatura, possuir disponibilidade pelo menos 10 horas semanais às atividades do Pibid e não participar de outros projetos da UFJF com carga horária maior que 6 horas semanais, seja como voluntário ou bolsista. A listagem completa de requisitos que os candidatos devem ter para se candidatar ao programa deve ser conferida no edital completo.
As 240 vagas estão distribuídas entre 14 cursos de Licenciatura. São eles: Pedagogia (Alfabetização); Artes Visuais/Plásticas; Biologia; Ciências Sociais; Educação Física; Filosofia; Geografia; Ciências Sociais e Ciência da Religião (Interdisciplinar); Biologia, Física e Química (Interdisciplinar); História e Pedagogia (Interdisciplinar); Língua Brasileira de Sinais (Libras); Matemática; Música e Pedagogia. O número de vagas disponíveis por curso pode ser conferido no edital.
As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line, ao qual o postulante deve adicionar o seu histórico escolar, uma carta de intenção no formato PDF em até duas laudas, na qual, o candidato deverá expor os motivos pelos quais tem interesse em participar do Pibid, além do currículo preenchido na pataforma Capes de Educação Básica, cujo link pode ser acessado por meio do edital. É obrigatório que no preenchimento do formulário, o candidato use seu e-mail institucional da UFJF.
Bolsas para professores supervisores
As bolsas de supervisão têm valor de R$ 1.100 e duração de até 24 meses. Para participar, o professor deve trabalhar em escola de educação básica habilitada, ter experiência mínima de dois anos no magistério da educação básica, além de possuir diploma de licenciatura em algum dos seguintes cursos: Pedagogia (Alfabetização – Anos iniciais); Artes Visuais/Plásticas; Biologia; Ciências Sociais; Educação Física; Filosofia; Geografia; Ciências Sociais e Ciência da Religião (Interdisciplinar); Biologia, Física e Química (Interdisciplinar); História (Anos finais) e Pedagogia (Anos iniciais – Interdisciplinar); Língua Brasileira de Sinais (professor poderá ter licenciatura em área diversa, desde que atue no ensino de Libras); Matemática, Música; e Pedagogia. O número de vagas por licenciatura pode ser conferido no edital completo.
A inscrição deve ser feita por meio de formulário on-line. É obrigatório o cadastro de um e-mail Gmail. Caso o candidato não tenha uma conta do provedor, deve criar uma para anexar documentos ao formulário.
Os seguintes documentos devem ser enviados pelo candidato: contracheque ou declaração que comprove o vínculo e a escola em que atua, assinada por responsável do setor da instituição, com data de vigência do vínculo; carta de intenção em pdf de até duas laudas, justificando o interesse pela supervisão no Pibid, uma via do currículo da plataforma Capes de Educação Básica em PDF; diploma de graduação em licenciatura na área do projeto de interesse do candidato.
Resultado final
Os resultados finais para ambas as seleções serão divulgados em 31 de outubro. A previsão é que as atividades do programa tenham início em 1º de novembro. Nos editais, é possível conferir o cronograma completo de cada processo seletivo.
Fonte e foto: UFJF