A diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, a analista de Controle Externo, Marina Pereira e as analistas administrativas, Fabrícia de Oliveira e Viviane Mata estiveram, na noite de terça-feira (08/10), na Escola Estadual Deniz Vale, em Nova Lima, para promover a dinâmica “Jogo do Tributo” com os alunos da Rede Pública de Ensino.
Ao longo da atividade, em que os alunos “simulam” morarem numa cidade e se dividem entre Poder Público (prefeito, secretários municipais e vereadores), comerciantes e população em geral, os técnicos do Tribunal vão explicando sobre como a sociedade financia as atividades públicas, por meio dos impostos pagos, e como os gestores municipais definem em que vão gastar o dinheiro, bem como as atividades de controle desses gastos.
“A aplicação do jogo é uma forma lúdica e interativa de abordar temáticas complexas como as contas e políticas públicas. Os alunos da Escola Deniz Vale foram muito participativos, tornando a atividade mais enriquecedora”, explica Fabrícia de Oliveira.
Juliana, que coordena o novo Ensino Médio na unidade de ensino, afirmou que “estamos muito felizes em receber a equipe do Tribunal de Contas. A dinâmica foi excelente, os meninos se envolveram e participaram demais. A escola está de portas para o TCE.
A dinâmica “Jogo do Tributo” foi aprovada pelos estudantes. “Experiência muito legal. A gente aprendeu que não é apenas gastar o dinheiro público, mas tem que planejar e ver se o investimento é viável. Nada cai do céu”, disse Santiago Pacheco de Sousa, aluno do terceiro ano.
Posição reforçada por Nicolas Rodrigues, que foi representante do Poder Executivo na dinâmica. “Foi uma oportunidade muito interessante. Me despertou interesse em estudar mais sobre a área. Recomendo outras escolas a aceitarem a proposta e realizarem o Jogo do Tributo”, concluiu.
Fonte e foto: Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais