O estudante João Victor Condé, do Campus Ponte Nova, representou a cidade na Etapa Estadual do Parlamento Jovem (PJ), realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), entre os dias 18 e 20 de setembro. Ao lado de outros 150 jovens de diversas regiões do estado, João Victor participou de intensas atividades voltadas à educação política e à melhoria do ensino escolar, tema central da edição de 2024.
Durante o evento, os estudantes discutiram e alteraram propostas formuladas nas etapas regionais, culminando na criação de um documento final com 12 propostas a serem encaminhadas à Comissão de Participação Popular da ALMG. João Victor teve papel de destaque ao defender, na tribuna, o tema “Tecnologias Digitais, Juventude e Cidadania”, que ficou entre as três propostas finalistas para o PJ 2025. Embora a temática “Juventude e Direitos Culturais” tenha sido escolhida para a próxima edição, o jovem se destacou pela clareza de seus argumentos e pela defesa das melhorias no sistema educacional.
Parlamento Jovem (PJ)
Em 2024, 58 estudantes de nove instituições de ensino de Ponte Nova se inscreveram para o PJ, que é coordenado pela Escola do Legislativo da Câmara. Desde abril, os integrantes participaram de encontros semanais na Câmara e receberam capacitações e formações por meio de oficinas que embasaram os debates sobre a temática da edição.
O PJ é um projeto de educação política voltado a jovens do Ensino Médio desenvolvido pela ALMG com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Câmaras Municipais. Em 2024, está no seu 21º ano de atividades proporcionando aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e as formas de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
Participação em 2023
No ano anterior, Mateus Damasceno, estudante do curso técnico em Administração do Campus Ponte Nova, foi selecionado para representar Minas Gerais na fase final do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Ele viajou a Brasília junto a outros 26 estudantes de todo o Brasil, onde participaram de debates e atividades temáticas, focadas em discutir propostas e necessidades relacionadas à educação. Mateus apresentou um projeto sobre educação inclusiva e acessibilidade, que recebeu destaque por sua originalidade, sendo avaliado com nota máxima.
Fonte e foto: IFMG