O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, IEPHA-MG, comemora, na segunda-feira (30/9), seus 53 anos de fundação. A data foi celebrada com o recebimento de quatro veículos oficiais adquiridos por meio do projeto “Modernização da Frota do IEPHA-MG”, contemplado via Plataforma Semente, do Caoma, Ministério Público de Minas Gerais, MPMG.
Na sede do instituto, na manhã deste dia 30 de setembro, um café da manhã foi oferecido aos representantes do Ministério Público, do Sebrae-MG, à Secretária Adjunta da SECULT-MG, Josiane Souza, e aos servidores do IEPHA.
O Ministério Público de Minas de Minas Gerais promoveu a entrega ao IEPHA-MG de três veículos Chevrolet, modelo SPIN, ano 2024/2025, e de uma caminhonete modelo Mitsubishi, ano 2024/2025, cuja soma de valores é R$567.390,00 (Quinhentos e sessenta e sete mil e trezentos noventa Reais). Os novos veículos da frota do Instituto integrarão ao patrimônio institucional, melhorando as condições de trabalho dos servidores bem como a qualidade, o conforto e o bem-estar durante as viagens de longa distância, possibilitando atender ainda mais as demandas do interior do Estado.
O Presidente do IEPHA-MG, João Paulo Martins, em referência aos veículos adquiridos, ressaltou a importância do trabalho do IEPHA em campo nos municípios por meio de viagens técnicas e anunciou o “Programa IEPHA na Estrada”, que integra as ações das três frentes de atuação do Instituto nas viagens aos municípios: visitas de monitoramento, com orientações, capacitações e ações de educação para o patrimônio, além de promover reconhecimento de bens em processos de identificação pelos cadastros por meio do inventário participativo. Ao todo, de janeiro a setembro deste ano, o IEPHA-MG percorreu 67.000 km em 113 viagens, contando com um quadro de seis motoristas.
Para Josiane de Souza, é importante destacar a presença do IEPHA em quase a totalidade dos municípios do estado por meio de suas ações e viagens, uma trajetória que se traduz na sua presença em todo o território mineiro.
Fonte: IEPHA-MG
Fotos: Isa de Oliveira-Acervo IEPHA-MG