Uma investigação acerca de duas organizações criminosas com área de atuação em Esmeraldas, região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), resultou em uma operação conjunta das polícias Civil de Minas Gerais (PCMG) e Militar, na sexta-feira (27/9). Dois suspeitos, de 25 e 27 anos, foram presos em flagrante por pose ilegal de arma de fogo e munições, durante cumprimento de mandados de busca e apreensão.
Ao todo, foram expedidas seis ordens de busca, o que resultou na arrecadação de três pistolas, mais de cem munições, uma capa de colete balístico, um simulacro de arma de fogo, aparelhos celulares, dois pés de maconha e cerca de R$ 700. Dos dois presos, detidos em Esmeraldas e em Contagem, também na RMBH, contra um deles havia ainda mandado de prisão temporária. Ambos foram encaminhados ao sistema prisional.
A operação contou com a participação de policiais civis lotados em Esmeraldas, Ribeirão das Neves e Nova Lima, além de policiais militares, e contou com o apoio da Coordenação de Operação com Cães (COC) da PCMG.
Trabalho investigativo
As investigações da Delegacia de Polícia Civil em Esmeraldas são originárias de dois autos de prisão em flagrante distintos, efetuados em 2022 e 2023. Segundo apurado, trata-se de organizações criminosas com atuação no município, sendo que uma delas abrange ainda as cidades de Ribeirão das Neves e Nova Lima, na Região Metropolitana.
Com o avançar dos levantamentos, as duas investigações mostram pontos de interseção entre os grupos. Os crimes apurados incluem tráfico de drogas, organização criminosa, lavagem de dinheiro e posse ilegal de armas. O trabalho investigativo prossegue pela PCMG.
Fonte e Fotos: Polícia Civil de Minas Gerais