A Fundação Ezequiel Dias (Funed) está entre as instituições reconhecidas internacionalmente pelo seu trabalho de pesquisa com venenos de serpentes, aranhas, escorpiões e abelhas, além do desenvolvimento de medicamentos e soros para tratamento de diversas doenças e acidentes por animais peçonhentos. Por ser referência no assunto, a Fundação foi convidada a participar do “1º Congresso Peruano de Toxinologia e 1º Congresso Internacional de Toxinologia”, que aconteceu em Lima, no Peru, entre os dias 23 e 27 de setembro. A representação da Funed no evento foi realizada pela servidora Clara Guerra Duarte, pesquisadora do Serviço de Toxinologia Molecular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da instituição.
Clara Guerra, além de participar das discussões e mesas do evento, fez parte da programação do congresso, com a palestra “Escorpionismo en los Neotrópicos: Problemas de Salud Pública, Opciones de Tratamiento y Prevención”. A apresentação de Clara foi no dia dedicado a “toxinas de artrópodos”, que também teve participação de outros pesquisadores sobre o tema vindos do Brasil, França e Chile. “Participar desse evento, assim como em outros congressos científicos, reforça o nome da Funed no cenário mundial da Saúde Pública. Além disso, é uma oportunidade de trocar experiências e fortalecer redes colaborativas de pesquisa em nossa área de atuação”, diz.
De acordo com a organização do evento, os trabalhos de pesquisa apresentados constarão em um livro de resumos, para a divulgação e transferência de conhecimento científico e tecnológico de pesquisa em toxinas animais, artrópodes, vegetais e microbianas de interesse para a saúde pública, contribuindo para a solução de problemas sociais, econômicos e ambientais.
Fonte e foto: Secretaria de Estado de Saúde