Apaixonada por literatura e leitora assídua, a empresária mineira Cristiana Gutierrez homenageou duas personalidades da literatura nacional ao nomear suas éguas preferidas, Adélia e Hilda, em referência às escritoras Adélia Prado e Hilda Hilst. Além de sua paixão pelos livros e pelos animais, Cristiana tem uma história marcante à frente da ABCCMM (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador), sendo a primeira mulher a presidir a instituição em seus 75 anos de história.
Desde 2022, Cristiana comanda a associação, que reúne mais de 24 mil filiados e um plantel de 745 mil animais. Durante seu mandato, ela tem promovido mudanças significativas, como a alteração do estatuto para limitar a reeleição, garantindo alternância na liderança. Para Cristiana, a questão de gênero não representa um desafio para sua posição, mas ela reconhece a crescente participação das mulheres no setor, embora apenas 18% dos associados sejam proprietárias.
Cristiana destaca o movimento de sucessão feminina nos haras, celebrando o aumento da presença de mulheres no universo predominantemente masculino. “Quando eu comecei, eram poucas as mulheres com grande atuação nesse meio. Quem está mandando agora somos nós!”, comemora.
Fonte e fotos: Rede