No segundo Leilão de Transmissão de 2024, que aconteceu nesta sexta-feira (27), o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) garantiram reforço para o sistema elétrico dos estados do Paraná e de Santa Catarina que irão melhorar a confiabilidade da rede de 525 kV da região Sul e preparar o sistema local para futuras expansões da capacidade de recebimento de energia. Além da continuidade da prestação de serviço público de empreendimentos existentes para atendimento ao estado do Espírito Santo e área leste do estado de Minas Gerais.
O lote 1, leiloado na sede da B3, em São Paulo, também prevê a expansão do sistema de transmissão da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba no estado de Minas Gerais. Esses empreendimentos visam atender o mercado consumidor e a previsão de expansão da micro e minigeração no sistema distribuidor da região. Neste lote, estão previstos 780 km de novas linhas de transmissão, passando por 43 municípios dos estados do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.
Os investimentos previstos para este lote são de R$2,9 bilhões com prazo de conclusão de 60 meses. Além disso, a expectativa é de geração de 5.866 empregos diretos na fase de construção.
Leilão de Transmissão
O Leilão de Transmissão ANEEL 2/2024 prevê investimentos de R$3,35 bilhões, com perspectiva de geração de 7 mil empregos durante a construção dos empreendimentos. A expansão no sistema será de 783 km a partir de novas linhas de transmissão e ampliação da capacidade de transformação em 1.000 MVA, a partir de novas subestações..
Os empreendimentos deste leilão, divididos em 3 lotes, estão localizados nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. O prazo para operação comercial dos empreendimentos varia de 42 a 60 meses, para concessões por 30 anos, contados a partir da celebração dos contratos.
Fonte: Agência Gov / Via Secom
Foto: Clive Kim