Práticas de sucesso e desafios da gestão pública foram debatidos, nessa quarta-feira (25), pelos Grupos de Trabalho do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais Planejamento (Conseplan), abrindo o primeiro dia do Side Event G20 by FDC e Conseplan. O evento está sendo realizado no campus da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG).
Nesta quinta-feira (26), representantes de instituições e organizações nacionais e internacionais estarão presentes no SideEvent G20, para avançar no objetivo de estabelecer uma rede colaborativa de especialistas, líderes e tomadores de decisão dos países do G20 focada no avanço das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.
Boas práticas
O Conseplan é integrado por titulares das Secretarias de Planejamento dos Estados, Distrito Federal e de outros órgãos da área. Esses representantes se reúnem a cada trimestre para debater sobre as temáticas relacionadas ao planejamento, orçamento e investimentos públicos.
Ao longo dessa quarta-feira, três grupos técnicos de trabalho do Conselho trataram dos temas Investimento Público; Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos; e Monitoramento de Políticas Públicas. O objetivo, de acordo com a secretária executiva do Conseplan, Silvia Capelanes, é viabilizar uma grande troca de experiências e boas práticas.
“Buscamos, também, produzir materiais que sirvam como diretrizes para melhorar as ações nesses estados e temas. Os grupos também se encontram em reuniões virtuais, mas o presencial é muito importante para potencializar esse intercâmbio, contando, ainda, com a presença de outros especialistas que enriquecem o debate”, disse.
Na sexta-feira (27), será realizado o Seminário do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, que reunirá 150 participantes, entre secretários estaduais e técnicos. Terão workshops, reuniões e discussões sobre planejamento, orçamento e investimentos públicos, consolidando o papel do Conseplan como um espaço estratégico para o debate de temas cruciais para o desenvolvimento dos estados brasileiros.
Grupos de Trabalho
O GT de Investimento Público foi criado em agosto de 2023 e, desde então, está trabalhando em um documento de diretrizes para a gestão de investimento público nos estados. No encontro dessa quarta-feira, o objetivo foi a elaboração final dessas orientações, que serão apresentadas na reunião com secretários e representantes de estados do Conseplan.
Já o GT de Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos está sendo recriado nessa edição mineira do seminário do Conseplan. Outros temas foram inseridos na pauta de discussão do grupo, como revisão de gastos, planejamento e gestão orçamentária, aumentando o seu escopo de atuação.
No encontro do GT de Monitoramento de Políticas Públicas, os coordenadores trouxeram atividades que trabalharam habilidades dos participantes para lidar com cultura de aprendizagem e avaliação. Outros temas abordados foram a importância de rever os indicadores criados e compreender como os dados de monitoramento são úteis na argumentação sobre os programas.
As reuniões reforçaram a importância de um alinhamento entre os estados em torno de práticas modernas e eficientes de gestão, com a contribuição de instituições internacionais e o compartilhamento de experiências entre diferentes regiões do Brasil.
Side Event G20
Realizado nesta quinta-feira (26) o Side Event G20: Implementação colaborativa de políticas públicas é organizado pelo grupo de trabalho T20, que faz parte do G20, e reúne think-tanks e centros de pesquisa dos países participantes e de outras nações convidadas.
O evento reúne cerca de 300 especialistas de 12 países. O objetivo é fomentar a colaboração entre os membros para fortalecer as políticas públicas focadas no desenvolvimento sustentável, com o envolvimento do setor público, privado e terceiro setor.
Em Minas Gerais, a iniciativa está sendo organizada pela Fundação Dom Cabral, em parceria com o Conseplan. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), está apoiando o evento, juntamente com a Universidade Federal de Tocantins, a Universidade de Genebra, a Fundação Ortega-Marañón e o ICLEI.
Fonte: Agência Minas
Foto: Ed Machado / Conseplan