A 2ª Companhia de Bombeiros em Ouro Preto realizou, no dia 13 de setembro, um Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas, no distrito de Cachoeira do Campo, abrangendo os serviços de saúde e segurança de Ouro Preto, Itabirito e Mariana. A ação faz alusão a Semana Nacional do Trânsito que tem como objetivo promover a reflexão e conscientização da sociedade para um comportamento e a necessidade de respeitar as regras de trânsito.
O simulado foi coordenado por profissionais especializados em emergências e desastres que recriaram um cenário realista de acidente com múltiplas vítimas, proporcionando um treinamento prático e intensivo para todos os envolvidos. A presença do Cobom foi de extrema importância para o sucesso do simulado, contribuindo para garantir a segurança e a eficiência das operações.
Toda a estrutura foi montada atrás da rodoviária, onde foram posicionadas viaturas e unidades que participaram do atendimento, atraindo a tenção da imprensa e também de populares que assistiram atentos as ações dos agentes envolvidos.
A atividade também foi importante para realizar um diagnóstico dos recursos disponíveis na rede de saúde e preparar um plano de contingência eficaz para a gestão de crises em situações de catástrofes com múltiplas vítimas. Além disso, o simulado representa uma oportunidade única e controlada para treinar os profissionais de saúde, segurança pública e defesa civil em emergências de grande escala, garantindo uma resposta rápida e eficiente em cenários críticos.
O simulado é organizado pelo Consórcio Aliança – CIAS (Gestor do SAMU MacroCentro), em parceria com as Prefeituras de Ouro Preto, Itabirito e Mariana, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Polícia Militar de Minas Gerais e voluntários da comunidade local.
Fonte e Fotos: Bombeiros de Minas Gerais