Foi inaugurada, na segunda-feira (23), no Shopping Cidade, em Belo Horizonte, a “Exposição Fotográfica das Unidades de Conservação”. A iniciativa é parte da Semana Florestal de 2024, que neste ano aborda o tema “Urgência Verde”. A mostra foi organizada em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Shopping Cidade e traz ao público um panorama visual das 20 das Unidades de Conservação (UCs) Estaduais mais visitadas em Minas Gerais.
O IEF é o órgão responsável pela gestão de 95 UCs no estado, abrangendo quase 2,4 milhões de hectares e contemplando os biomas da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. A exposição tem como objetivo levar ao conhecimento da população a riqueza de biodiversidade e a importância desses espaços protegidos. As fotos foram cedidas pelo fotógrafo do IEF, Evandro Rodney.
A mostra inclui banners com fotos de paisagens naturais, detalhes sobre a fauna e flora de cada área e curiosidades sobre as unidades. Além das imagens, os visitantes podem acessar mais informações por meio de QR Codes disponíveis em cada banner, que direcionam para um hotsite com conteúdo adicional.
Segundo o diretor-geral do IEF, Breno Lasmar, a exposição será uma oportunidade única para que o público se aproxime mais dessas áreas. “A exposição apresenta um pouco mais para o público as maravilhas de Minas Gerais que são as Unidades de Conservação, para que o público possa conhecer mais esses pontos turísticos”, destacou.
A parceria com o Shopping Cidade visa ampliar o alcance da exposição, garantindo que um público variado possa ter acesso a esse importante projeto de educação ambiental de modo gratuito.
O impacto da educação ambiental nas UCs
A exposição, que permanecerá no Shopping Cidade até o dia 27 de setembro, pretende atingir pessoas de todas as idades e classes sociais, promovendo a conscientização ambiental e destacando a importância da preservação das UCs.
Entre as UCs apresentadas estão o Parque Estadual do Ibitipoca, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e o Monumento Natural Estadual Peter Lund. Todas as unidades possuem mapas destacando suas localizações geográficas, além de informações sobre formas de acesso e estrutura de atendimento ao público.
A exposição não só exibe as belezas naturais, mas também reforça a importância da visitação como um ato de preservação, conforme pontuou Leonardo Rodrigues, secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “Quanto mais a população visita os parques, mais ela conhece a biodiversidade, e mais as crianças criam conscientização da necessidade de proteção e preservação do meio ambiente”, afirmou.
Fonte: Sisema
Foto: Robson Santos / Sisema