A premiação do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e a entrega de uma proposta de regulamentação do queijo cabacinha à Associação dos Produtores de Queijo Cabacinha do Vale do Jequitinhonha (Aprocaje) foram alguns dos destaques da abertura oficial da 1ª Feira do Agronegócio de Padre Paraíso (Feragro) no sábado (21/9). A diretoria do Sistema Faemg Senar e presidentes de sindicatos rurais da região visitaram a feira e participaram da abertura.
O presidente do Sistema, Antônio de Salvo, e o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, destacaram a importância da união do setor e a missão do Sistema de estar sempre junto do produtor rural mineiro. Com a presença de estudantes, produtores, empresários, líderes políticos e sindicais, o presidente palestrou sobre os “Cenários do Agronegócio”. “Precisamos estar sempre juntos para fortalecer o setor e promover mudança de vida”.
Valorização da produção queijeira
Na abertura, o Sistema Faemg Senar também entregou à Aprocaje uma proposta de regulamentação do queijo cabacinha. Idealizado pela Comissão Técnica de Queijo Minas Artesanal da Faemg após visita à região, o documento foi produzido pela equipe técnica e especialistas do setor. “Após análise da associação, iremos encaminhar ao Governo do Estado para a regulamentação do produto”, completou o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes. E, agora, a região estará mais representada na Comissão Técnica pois o produtor Itamar Gomes, de Medina, foi nomeado como novo integrante.
Premiação ATeG
Produtores rurais atendidos pelo Programa ATeG nas cadeias de olericultura, bovinocultura, cafeicultura e agroindústria – cachaça de alambique que se destacaram na regional do Sistema em Araçuaí foram premiados durante a cerimônia de abertura, acompanhados pelos técnicos de campo. Eles foram avaliados por critérios como aumento da lucratividade, melhoria de qualidade de vida e sucessão familiar. Conheça os vencedores:
OLERICULTURA
Técnico de campo: José Luís Cordeiro
Produtor: Valdez Gomes da Silva
Promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais do município, a feira tem em sua programação palestras, exposição e comercialização de animais e produtos agropecuários, entre outras atividades. A Feragro segue até este domingo (22/9).
“O ATeG me trouxe melhorias técnicas na fazenda e percebi que o meu técnico tinha interesse em saber como eu produzia. O mais valioso foi unir os nossos conhecimentos para conduzirmos juntos”, disse Valdez Gomes.
“Poder ensinar, incentivar e ser incentivado. A flexibilidade do produtor facilitou a aplicação do programa. Também posso comemorar tudo o que aprendi com ele”, disse o técnico de campo.
Fonte e Foto: Faemg-Senar