Para fortalecer o turismo e a cultura em todo o estado, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), apresentou, nesta terça-feira (24), o Cria.Forma, maior programa de capacitação para as duas áreas já lançado no estado. São 42.982 vagas em cursos voltados para os setores.
Do total, 30 mil vagas são ofertadas em parceria com a plataforma de educação profissionalizante Leveduca, 6.910 com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas), 6 mil pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e 76 pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). Todas as formações são gratuitas.
O edital do programa “Rotas do Conhecimento”, realizado em conjunto com o IF Sul de Minas, oferece 2 mil vagas ainda para o segundo semestre deste ano, nos cursos de Formatação e comercialização de roteiros (500 vagas), Marketing digital para o turismo (500) e Inglês aplicado a serviços turísticos (250), com inscrições até este domingo (29) neste link, além de Afroturismo e afromineiridades (250) e Como promover e incentivar a comercialização do seu destino turístico (500), cujo edital será lançado em outubro. A oferta de cursos é bastante diversificada, com capacitações que vão qualificar o turismo através da formação de profissionais que vão lidar diretamente com os turistas, como cursos de camareira, grande demanda para o setor hoteleiro como cursos preparatórios para recepcionista de hotel.
Para participar, é necessário idade mínima de 16 anos, Ensino Fundamental completo e residência em Minas Gerais. Todos os cursos são na modalidade EaD, têm carga horária de 40 horas e contam com intérpretes de Libras, além de atendimento educacional especializado. A seleção dos candidatos será por sorteio eletrônico, conforme critérios estabelecidos no edital. “Estamos convencidos que não conseguiremos avançar sem a formação e a criatividade. Uma está relacionada a outra e são basilares para a continuidade do processo de Recriação do Estado de Minas Gerais, tendo o lugar de turismo como política central no Governo Zema. E, em Minas não se faz turismo sem cultura que é a força de verdade na experiência de conhecer lugares e pessoas”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
Para Oliveira, cursos sbre patrimônio histórico, paisagens culturais, técnicas de criação de rotas e idiomas são fundamentais para o avanço da internacionalização de Minas Gerais: “Cria.Forma é isso: a aposta de um governo que tem na formação técnica o grande pilar da transformação de vidas, pessoas e empregabilidade com empreendedorismo”.
Segundo o reitor do IF Sul de Minas, Cleber Ávila Barbosa, “esta é uma parceria piloto que esperamos expandir nos próximos anos, atendendo às demandas crescentes do setor e possibilitando a qualificação contínua dos profissionais que atuam na cadeia produtiva do turismo em Minas Gerais”.
Parceria com Leveduca oferece 30 mil bolsas de estudo
Já a parceria com a Leveduca disponibiliza 30 mil bolsas de estudos na plataforma de capacitação profissional originalmente paga, mas que oferece o curso gratuitamente através do projeto com a Secult. As oportunidades são abertas a todos, mas empresas que cadastrarem vagas de trabalho no sistema ganharão qualificação para seus colaboradores como forma de incentivo. As vagas estão distribuídas por cursos como Camareira, Atendimento acessível em Libras, Como preparar um bom currículo, Curso preparatório para recepcionista de hotel, Inglês básico para hotelaria, entre outros.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do portal Leveduca, até 9 de outubro. Para acessar o catálogo de cursos, é necessário primeiro fazer login na plataforma. A Leveduca é uma das contempladas pelo Seed Gov, programa do Governo de Minas para estimular o ecossistema de inovação e empreendedorismo no estado. Os projetos desenvolvidos em parceria com o IF Sul de Minas e com o Leveduca integram o programa “Minas Forma, Minas Transforma”, programa estadual de qualificação em turismo que busca desenvolver o setor para impulsionar a geração de emprego e renda.
Iepha oferece 6 mil vagas em capacitação
Por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), a Secult vai oferecer 6 mil vagas em capacitação técnica e profissional. Serão três Rodadas do Patrimônio Cultural e três Jornadas Técnicas, cada uma com mil vagas. As Rodadas do Patrimônio Cultural são ações formativas voltadas para gestores e servidores municipais. Um dos principais objetivos é capacitar os municípios para adesão e pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural, que recompensa financeiramente as cidades que desenvolvem políticas de preservação do patrimônio cultural. As Jornadas Técnicas, por sua vez, são espaços de diálogo entre especialistas e profissionais do campo do patrimônio cultural.
Todas as capacitações são ministradas online e têm duração de duas horas. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral, devendo ser realizadas pelo Sympla. O link da próxima jornada técnica, que acontecerá nesta quinta-feira (26/9) e terá como tema “Flautas tradicionais: bandas de taquara, pifeiros e mestres fazedores de gaitas e pífanos”, já está disponível. As demais capacitações oferecidas pelo instituto podem ser conferidas pelo site do Iepha-MG.
Cursos técnicos em Conservação e Restauro
Já estão abertas as inscrições para dois cursos técnicos em Conservação e Restauro, promovidos pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). Um deles é realizado diretamente pela instituição e oferece 40 vagas, sendo 20 para a manhã e 20 para a noite. Para esse, as inscrições podem ser feitas até este domingo (29), no site da Faop. Para se candidatar, é necessário ter ensino médio completo ou estar cursando, pelo menos, o 2º ano da escolaridade. As aulas são presenciais, em Ouro Preto, e contam com conteúdos teóricos e práticos. A formação completa dura dois anos e meio. Vale ressaltar que o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, oferece outra formação de técnico em Conservação e Restauro pelo programa Trilhas de Futuro, com inscrições encerradas nesta segunda-feira (23). São 32 vagas para os turnos da manhã e da noite, e início previsto para fevereiro de 2025.
Palestras sobre leis de fomento à cultura chega a 11 cidades
O programa Secult no Município visa estabelecer espaços de diálogo e capacitação nas diversas regiões mineiras e terá ações em 11 municípios ainda este ano. Entre os dias 2 de outubro e 29 de novembro, a equipe do Governo de Minas vai percorrer as cidades de São João del-Rei, Tiradentes, Prados, Três Pontas, Varginha, Araguari, Uberaba, Chapada do Norte, Guaranésia, Guaxupé e Araçuaí.
Serão ministradas palestras formativas introdutórias sobre o Descentra Cultura e a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Também serão oferecidas oficinas para elaboração de projetos de fomento. O objetivo das capacitações é qualificar os agentes culturais, que terão mais condições de garantir recursos para seus projetos, além de ampliar e descentralizar o acesso aos mecanismos de fomento, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de todas as regiões de Minas. A realização de oficinas de empreendedorismo criativo nas ações do programa Secult no Município é resultado da parceria da Superintendência de Fomento, Capacitação e Municipalização da Cultura com o Sebrae.
As inscrições são gratuitas e abertas a maiores de 18 anos que atuem ou tenham interesse no setor cultural. Os formulários de cadastro podem ser preenchidos no site da Secult-MG, na aba “Fomento, Capacitação e Municipalização da Cultura”. Com duração de um a quatro dias, as capacitações são presenciais, com oferta entre 50 e 150 vagas, de acordo com a capacidade de lotação do espaço disponibilizado pela administração municipal.
Capacitação profissional em parceria com a Sedese
A Secult-MG ainda oferece um catálogo de mais de 170 cursos gratuitos e com bolsa-auxílio para transporte e alimentação na área de turismo em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), como parte de seu programa “Minas Forma”. As aulas são ministradas pelo Senac-MG, de forma presencial. A inscrição é feita online, através do site da Sedese-MG. A formação é rápida, com no máximo 60 horas, mas os períodos de duração, bem como os prazos de inscrição e locais de aula, variam conforme o curso.
Fonte: Secult-MG
Fotos: Léo Bicalho / Secult-MG